Este fim-de-semana consegui ler este livro todo, o que também não foi dificil porque tem muito poucas páginas.
O livro fala de uma rapariga chamada Joana, que tinha uma amiga que morreu de overdose, essa menina chamava-se Marta. O livro todo são cartas que a Joana escreve à Marta, claro que ela nunca as recebe porque está morta. ÓBVIO!!!
A Joana é uma rapariga que era feliz antes da morte da amiga Marta porque, tinha alguém com quem conversar, alguém para passar os dias e as noites, eram as melhores amigas. A única pessoa em que a Joana tinha tanta confiança como a Marta era a avó Ju, que também morreu mas não foi de overdose mas sim de uma doença qualquer esquisita que eu não me lembro.
No dia da morte da avó Ju a Joana ficou pior que o que já estava, as notas desceram a pique, revoltou-se, cortou cabelo quase que ficou careca, emagreceu a olhos vistos,e inclusivé meteu-se ,também, na droga como a amiga Marta.
Ainda criticava o irmão que no livro se chama Jorge, mas a Joana trata-o de Homem do Cromagnon, Pré-Histórico, Traumatizado...
A Joana, conseguiu sair do mundo da droga, mas quando o fez já era demasiado tarde e acabou por morrer como a sua amiga Marta.
Aqui não estou a contar todos os pormenores, nem pouco mais ou menos porque também não tenho paciência, mas o livro é muito fixe eu gostei imenso.
Ah é verdade, o livro tem o nome de " A lua de Joana" porque quando na altura em que a Marta morreu, a Joana tinha o quarto em "remodelações" e quando soubue que a Marta tinha morrido, aproveitou a ocasião e pintou o quarto todo de branco, e pôs lá o seu antigo baloiço, que também pintou de branco, e pediu para lhe fazerem uma lua que rodava, ou seja, ficava em forma de quarto crescente e quarto minguante, não sei se me estão a perceber, mas pronto.
Se ela rodasse a lua para quarto crescente queria dizer que estava bem, se a rodasse para quarto minguante queria dizer que estava triste, então ao longo do livro ela escreve muitas vezes que se vai sentar no seu baloiço, ou melhor na sua lua, em quarto minguante para pensar, e outras coisas mais.
É normal que não tenham ficado lá muito esclarecidos, porque eu para resumir livros não sou lá muito boa, mas também se não perceberam o melhor que têm a fazer é mesmo lê-lo porque é mesmo muito giro!